Jornalistas da Lusa detidos em Luanda

Dois jornalistas da Agência Lusa foram detidos esta quinta-feira em Luanda, Angola, durante uma manifestação abortada junto à Assembleia Nacional.

Segundo nota o jornal digital Observador, a manifestação “Jovens pelas Autarquias” foi convocada por diversas organizações cívicas para protestar “contra os vícios que enfermam o pacote legislativo autárquico”, exigindo a aprovação do plano no primeiro trimestes de 2020.

A manifestação contudo não aconteceu pois a polícia impediu a concentração. Ao todo, foram detidas doze pessoas, incluindo os dois profissionais da agência de notícias portuguesa.

Aos dois jornalistas, as autoridades indicaram que o motivo que os levou à detenção foi que “não poderiam reportar o ato” (a manifestação) nem captar imagens. Inicialmente, foram levados para uma esquadra a 600 metros da Assembleia Nacional e, posteriormente, foram para uma segunda esquadra para serem identificados, tendo sido libertados meia hora depois sem explicações.

Até ao momento de publicação deste artigo, o Comando Provincial da Polícia Nacional de Luanda não deu explicações para o motivo da detenção dos profissionais.

Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *